Como vive o caboclo boinense

25 de março de 2011 por Maickson Bhoim

 

Em Boim o dia começa cedo. Uma das primeiras coisas a ser feita é tomar o tradicional café, com tapioquinha, pé-de-moleque, macaxeira, enfim com produtos da terra. Logo depois, geralmente, alguns preparam os materiais e rumam para a roça onde plantam mandioca, feijão, arroz, etc., e outros para o rio, igarapés em busca do peixe para o almoço.
Normalmente as famílias dividem-se nos trabalhos. Enquanto uns estão na roça, uns pescando, outros estão nos trabalhos domésticos.
Os boinenses caçam animais selvagens como veado, queixadas (porcos do mato), caititus, pacas, cotias, etc, principalmente à noite, mas também criam galinhas, patos, bois, que ajudam na subsistência.
A sobrevivência além da agricultura, da pesca e da caça também se baseia em torno dos aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

O povo boinense ouve muito rádio. Seu principal esporte é o futebol, praticado todos os dias pelos jovens e nos finais de semana pelos “quarentões”. À noite, adoram assistir TV nas duas horas de energia diárias. Quando acabam as duas horas de energia, há as conversas na praça, contações de histórias, lendas, e também ás vezes piracaias, de peixes e galinhas caipiras.

preparo da farinha da mandioca

 

 

 

 

 

 

 

 

One Response to “Como vive o caboclo boinense”

  1. Adriana206 Says:

    Nice blog. Found this while searching through

Deixe um comentário

*