Caravana de Educação em Suruacá
31 de março de 2011 por Elis LucienA comunidade de Suruacá é famosa por sua receptividade musical. Mas, o forte mesmo são as pessoas, cada uma com um carisma sem igual que se comprova na pessoa de Dona Martinha, presença marcante nas acolhidas para os visitantes em terras suruacaense. As cento e dezoito famílias contam com: Posto de Saúde, Times de futebol, Jornal e Rádio Comunitária chamada Japiim, Escola de 1º e 2º grau, Grupos de Jovens, Grupo de Teatro, Microsistema de Água, Telecentro, Organizações e outros seguimentos que fazem desse lugar no coração da Amazônia, qualquer pessoa de “fora“ sentir-se em casa.
E é com essa sensação que a Caravana de Educação do Projeto Saúde & Alegria (PSA), desembarca do navio Abaré (Unidade de Saúde Fluvial da Família que leva saúde e educação para as comunidades do rio Tapajós) para desenvolver mais uma atividade neste ano.
A equipe contou com a presença das Educadoras: Elis Lucien – PSA – palhaça Dona Cambia; Júlia Dene – palhaça Paçoquinha e a Betânia Barbos – palhaça Rapadura, academica de Medicina Andreia Baldissera da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Bob Barbosa e Gabriel Abreu – Inclusão Digital do PSA. A equipe realizou cinema comunitário na noite do dia 29 de março para toda comunidade apreciar a sétima arte também neste pedaço da Amazônia. No dia seguinte, as atividades prosseguiram tematizando a saúde da criança, destacando o conhecimento impiríco dos participantes sobre: Aleitamento Materno, Higiene, Alimentação e Vacinação seguindos de perto pela equipe interdiciplinar.
Hoje, os técnicos transfomarão essa linguagem popular para as telinhas dos dispositivos movéis. Isso mesmo, celulares. Os participantes desenvolvem, participam e filmam suas próprias criações, resultados da Caravana de Educação com os temas acima. E aguarde nos próximos dias o filmete produzido em Suruacá dessas atividades.