Caminhada e faixa humana reunirão mil estudantes na orla de Santarém

25 de novembro de 2010 por Fábio Pena

Nesta sexta (26), como parte das atividades do Fórum Social Panamazônico que acontece de 25 a 29 de novembro em Santarém, no Pará, cerca de mil estudantes das escolas estaduais Frei Othmar, Maria Imaculada, Rio Tapajós, Antônio Batista Belo de Carvalho, Frei Ambrosio e Rodrigues dos Santos farão uma caminhada pacífica contra a construção de hidrelétricas na Amazônia.

O destino final será a praia que fica em frente ao museu da Praça São Sebastião, onde pelo menos 500 deles formarão, juntos, uma faixa humana idealizada pelas organizações 350.org e Amazon Watch, ONG que também organizou uma faixa humana na abertura do Fórum Social Mundial de 2009, em Belém. Os jovens foram mobilizados pela União de Grêmios Estudantes Livres (UGEL) e a imagem escolhida para a faixa é da indígena Yara segurando uma cuia com o corpo voltado para o rio Tapajós. A mensagem central da ação é “Rios Vivos”.

Durante o trajeto, os jovens segurarão faixas com dizeres que remetem à luta de povos indígenas, ribeirinhos, movimentos sociais e ambientalistas contra a construção de grandes usinas hidrelétricas na região. “Não a grandes hidrelétricas, sim a energias alternativas” será a frase de uma delas.

Ação global

Por volta de 11h20, um satélite sobrevoará a faixa humana com o objetivo de fotografá-la do espaço. Ao mesmo tempo, outras ações como essa também ocorrerão simultaneamente em mais de 188 países em todo o mundo, em uma manifestação pública global contra a crise climática, organizada pela 350.org.

AGENDA
Caminhada: saída às 10h30 da Rua dos Artistas rumo à praia em frente ao museu João Fona, praça São Sebastião
Faixa humana: entre 11h10 e 11h35
Local: praia em frente ao museu João Fona, praça São Sebastião

Deixe um comentário

*