Região Norte lidera o hábito de amamentação

19 de fevereiro de 2009 por Adriane Gama

E um viva muito especial para as mamães conscientes do norte que respeitam o direito fundamental de amamentação aos seus filhos. Cada vez mais, cresce o número de mulheres que optam por proporcionar e oferecer uma qualidade de alimentação melhor para os seus bebês: o leite materno.

Segundo uma pesquisa, as mães da Região Norte, principalmente do Estado do Pará, são considerada as que mais amamentam os seus filhos. A região registra o índice de 63% de aleitamento exclusivamente materno entre crianças com até seis meses de idade.

Só para se ter uma idéia, a cidade de Belém contribuiu, somente em 2008, com 56% das crianças dessa faixa etária amamentadas por suas mães. Essa média da cidade é a mesma atingida por todos os estados da Região Centro-Oeste. O Sudeste ficou em último, registrando 51%, sete pontos abaixo da média nacional (58%).

Em se tratando de aleitamento materno entre crianças de sete a 12 meses de vida, os estados nortistas se destacam em relação aos demais, alcançando o índice de 44% de crianças que receberam o leite materno.

Esses dados fazem parte de uma pesquisa que mapeou a situação da amamentação no Brasil, desenvolvida pela pesquisadora Daniela Wenzel, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Ela observou que algumas qualidades identificadas no perfil da mãe que amamenta, se aproximam das características encontradas nas mulheres da Região Norte.

Então, se sinta incentivada com esses dados e pratique esse gesto de amor: AMAmente seu filhote.

Deixe um comentário

*