Um outro mundo é possivel, mesmo se chover
28 de janeiro de 2009 por Fabienne SimenelDIREITO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL EM BELÉM
Com uma grande marcha de abertura nas avenidas principais de Belém, a nona edição do Fórum Social Mundial foi inaugurado. Ontem à tarde, aproximadamente 70.000 representantes de mais de 150 paises e de todos os tipos de movimentos se juntaram na Estação das Docas para a passeata até a Praça dos Trabalhadores no bairro de São Braz.
A quantidade de entidades representadas demonstrou a unidade na diversidade para alcançar a meta deste mega-encontro: chegar até um mundo justo, sem desigualdades e discriminação. Durante a passeata, grupos se apresentaram com camisetas, bandeiras, gritos de guerra e músicas para expressar as preocupações com racismo, preconceitos, ameaças capitalistas e injustiça ambiental, social e econômico.
O foco principal sendo a Amazônia, a nossa região foi bem representada pelos sindicatos, grupos de trabalho e associações. A chuva, que caiu forte depois de uma hora de caminhada, mostrou aos estrangeiros e visitantes que estamos na Amazônia sim! Isso não impediu os participantes de caminhar até São Braz, aonde teve cerimonias e danças típicas de povos amazônicos para terminar o dia de inauguração.
A partir de hoje terão cinco dias com mais de 2400 atividades nas áreas da UFRA e UFPA. As atividades serão bem diferenciadas, mas o pensamento é igual para todos: um outro mundo é possível!