Balançando os jornais

23 de dezembro de 2008 por Elis Lucien

Rede Mocoronga de Comunicação Popular. Essa rede de comunicação vem atuando nas comunidades ribeirinhas desde 1987, capacitando adolescentes e jovens ribeirinhos em educomunicação. É uma rede de jornais, rádios, telecentros culturais que juntos produzem artigos para o Mocorongo (jornal contendo notícias do projeto Saúde e Alegria, das comunidades de atuação e região) e TV Mocoronga (vídeos de produção intercomunitárias para exibição local e em TVs parceiras).

Os sucursais tiveram nesse ano uma colaboração em oficinas locais que possibilitaram os jovens repórteres dá um passo na qualidade de seus jornais, desde o conteúdo até o envolvimento nas reuniões de pauta, que irá para as outras comunidades. Na redação foram 64 jornais divididos nos seguintes grupos: Folha da Seringueira, O Diário de Pedreira, A Folha do Tauari, Tapajós, Arte e Talento, O Renascer, Anúncio do Ciriri, GRUTESA, Capixaba, Floresta Nativa, Japiim, Folha de Surucuá, Arte Vida, A Notícia, Folha de Samaúma, Fonte Cametaense, Cabocla, Aminã Hoje, A Voz da Juventude. Todos esses grupos enfrentaram vários desafios, que foram superados de uma forma ou de outra.

Dentre esses grupos ressaltaram algumas organizações. Grupos ajudando a organizar os recén-formados ( Vila de Boim x Nuquini), grupos na organização de oficinas de debates juvenis (Cachoeira do Aruã x Mentai, Alto Aruã), Grupos ajudando no protagonismo juvenil (Coletivo de Belterra x comunidades ribeirinhas e do planalto), grupo de lideranças católicas (São Pedro x comunidades da Reserva Extrativista Arapinus), grupos de intercâmbio (Prainha x Suruacá) e tantos outros viabillizando a Teia Cabocla de comunicação.

Parabéns à todos os grupos de jovens que participaram ativamente na Rede Mocoronga de Comunicação Popular das comunidades de: São Domingos, Pedreira, Tauari, Prainha I, Prainha II, Paraíso, Vila Franca, Maripá, Solimões, Capixauã, Vista Alegre do Capixauã, Suruacá, Cabeceira do Amorim, Surucuá, Muratuba, Vila de Boim, Samaúma, Cametá, Urucureá, Aldeia do Aminã, São Francisco, Cachoeira do Aruã, Nuquini. E um abraço aos grupos que participaram de uma forma ou de outra nas realizações da Rede e de outros eventos juvenis: Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Piquiatuba, Marai, Nazaré, Itapaiúna, Pedra Branca, Pinhel, São Francisco do Alto Aruã.

“Jovem não é problema

Jovem é parte da solução!”

Elis Lucien

Deixe um comentário

*