Inclusão Digital na Amazônia

6 de novembro de 2008 por Jardson Melo

A Rede Mocoronga traz informações direto da Oficina para Inclusão Digital em Belém!

Na plenária desta quarta-feira, Fábio Pena, do Projeto Saúde e Alegria, apresentou o trabalho da Rede Mocoronga nas comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós, Amazonas e Arapiuns. Fábio explicou a experiência piloto dos Telecentros Culturais nas comunidades tradicionais da Amazônia. Com o apoio de outros parceiros, o Saúde e Alegria já implantou seis telecentros e até o final de 2009 a perspectiva é de ter implantado 11 telecentros.

A Rede Mocoronga capacita os jovens para a produção de jornais, programas de rádios e vídeos, isso tudo para fortalecer o protagonismo juvenil no que diz respeito a comunicação comunitária nas comunidades¨.

Na Amazônia, a Inclusão Digital aos poucos vai crescendo com os Telecentros, Inforcentros, Organizações e entidades militantes da Inclusão Digital com a expansão do Software Livre. Na visão social todas as pessoas devem ser incluídas digitalmente na era da revolução digital.

A Rede Mocoronga foi o primeiro caso de sucesso apresentado dentre 5, onde um será escolhido para representar o Brasil num intercâmbio com África do Sul e India.

Jardson Melo – Monitor do Telecentro de Suruacá / Rio Tapajós

Deixe um comentário

*