Jovens ribeirinhos produzem radionovela em oficina

15 de junho de 2015 por Lilian Campelo
IMG_20150610_094106384

Segunda parte da oficina – Edição

Deco e Deca são filhos da Dona Magali e seu Cebola, agricultores rurais e que resolveram matricular seus filhos na escola… Essa história foi criada pelos jovens que fazem parte do Coletivo AMA – Adolescentes Mobilizados pela Amazônia – e que moram na comunidade de Maguari, localizada da Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

O enredo foi criado a partir de uma oficina sobre radionovela realizada nos dias 09 e 10 de junho, e forneceu ao coletivo conhecimento técnico de como elaborar um roteiro, gravação e edição. O intuito da oficina foi para que eles, os jovens, possam produzir pequenas narrativas em áudio envolvendo as crianças da comunidade. A atividade, que será realizada pelo AMA, faz parte do projeto Microfone Juvenil e recebe apoio do Saúde e Alegria.

As radionovelas educativas irão abordar sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. A formação que o Saúde e Alegria realizou faz parte do acompanhamento que está sendo realizado com os projetos juvenis nas comunidades ribeirinhas e que foram aprovados por meio da Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis.

Ao todo são 16 projetos socioeducativos que estão sendo realizados pelos jovens nas comunidades onde moram, mas recebendo orientação pedagógica, apoio material, técnico e formativo do Saúde e Alegria.

A proposta da Chamada é fazer com que os jovens conheçam o processo de um projeto social, envolvendo-os desde a administração, orçamento, compra de materiais e mobilização. Dessa forma se quer incentivar o protagonismo juvenil, e, sobretudo, que esse jovem desenvolva um perfil de liderança, comprometimento social e olhar crítico da realidade em que vive.

Quer saber como é o fim da história de Deco e Deca? Convido você a ouvir a radionovela produzida pelos meninos e meninas da comunidade de Maguari (Flona do Tapajós).

Deixe um comentário