ICMBio e TAPAJOARA mobilizam reuniões comunitárias na Resex

24 de julho de 2014 por Adriane Gama

reuniao_comunidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a Organização das Associações da Reserva Extrativista Tapajós – Arapiuns – Tapajoara realizarão dois importantes eventos que ocorrerá de forma integrada na Resex, nos dias 28 e 29 de julho, respectivamente a II Reunião Ordinária de 2014 do Conselho Deliberativo Tapajós-Arapiuns e a Reunião do Conselho Comunitário da Tapajoara, na Comunidade de Vila Franca, a partir das 8h com término às 18h.

Serão convidados três representantes de todas as entidades envolvidas nesse processo de cada comunidade da Resex e custeadas parte das despesas dos participantes, como: transporte, hospedagem e parte da alimentação. A outra parcela será contrapartida das próprias comunidades. Para tanto cada conselheiro, deverá trazer seus materiais necessários e pertences pessoais (toalha de banho, cobertor e rede para dormir).

Haverá quatro barcos fretados com trajetos exclusivos para estes eventos, dois irão para o Tapajós e um para o Arapiuns, embarcando nos portos das comunidades, com exceção das comunidades acima de Mentai – Arapiuns que deverão ir até Mentai e solicitar reembolso de combustível. Para as instituições e comunitários que estiverem na cidade, um outro barco sairá de Santarém, em frente ao posto Santo Antônio. O retorno está previsto para segunda- feira, dia 28 de julho, após o término da reunião.

Os assuntos de interesse comunitário nestes encontros, entre outros, tratarão sobre: Situação Atual do Plano de Manejo da Resex Tapajós-Arapiuns, Projeto de Monitoramento Participativo, Projeto de Carbono Florestal, andamento dos trabalhos das Assistência Técnica Extrativista – ATER na Resex, Cadastramento de Moradores e Perfil do Beneficiário.

Confira agora o itinerário dos barcos:

1) B/M Jhuan Felipe: Rio Tapajós – Itinerário do Escrivão a Paricatuba (depois segue direto para a Vila Franca) – Esse barco sairá do Escrivão, às 7h do domingo, dia 27 de julho.

2) B/M Felipe Neto: Rio Tapajós – Itinerário de Surucuá até Vila Franca. Esse barco sairá de Sucuruá, às 7h do domingo, dia 27 de julho.

3) B/M RESEX Tapajoara: Rio Arapiuns – Itinerário de Mentai até Vila Franca. Esse barco sairá do Mentai, às 7h do domingo, dia 27 de julho.

4) B/M Janderson Felipe: Santarém/Vila Franca. Esse barco sairá de Santarém às 15h, do domingo, dia 27 de julho.

Para maiores esclarecimentos serão repassados pelo Programa Puxirum da Rádio Rural de Santarém, às 11h aos domingos, ou contatar com o Presidente do Conselho Deliberativo da RESEX Tapajós Arapiuns, Maurício SantaMaria através dos telefones (93) 3523-9578, ou a Tapajoara através do telefone (93) 9136-6797.

Deixe um comentário