Um Gole de Consciência

11 de julho de 2012 por Bob Barbosa

A Vila de Boim, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, produziu, a partir de reflexão sobre problemas causados pelo abuso de álcool, um vídeo celular fictício e com muita verdade.

A filmagem, assim como o processo pedagógico, rolou em três dias, durante a Caravana de Educomunicação do Projeto Saúde e Alegria.

Estimulada, orientada e provocada pela equipe da Caravana, a comunidade se mobilizou, juntou figurinos, distribuiu personagens, cedeu bicicletas, utensílios e casas, e criou uma narrativa cinematográfica com muito humor e lirismo.

Além da Oficina de Vídeo Celular, conduzida por Bob Barbosa e Betania Barbosa, a Caravana do Projeto Saúde e Alegria ainda contou com Jucelino Filho (Tinho) conduzindo Oficina de Capacitação de Rádio, e com Gabriel Abreu e Elis Lucien conduzindo Oficina de Informática Básica.

Nessas oficinas participaram comunitários e comunitárias de Pau da Letra, Rosário, Serraria, Samaúma, São Tomé, Tucumatuba e claro, da Vila de Boim – todas essas, comunidades das margens do Rio Tapajós.

Com apoio da Vivo / Fundação Telefônica, a Caravana de Educomunicação do Projeto Saúde e Alegria na Vila de Boim foi realizada entre 02 e 04 de julho.

Os adolescentes Ingrid Braz, Maurílio Ribeiro, Wanessa Batista e Zaine Jayne gravaram todas as cenas em duas câmeras celulares.

Na edição Joares Miranda e Maickson Boim, junto com Bob Barbosa, selecionaram e cortaram as cenas gravadas durante uma única manhã de sol quente.

No elenco estão Alessandro Farias, Carlos Júnior, Edson Carlos, Lucenildo “Patauí”, Maickson Boim, Oziane Serrão, Rosy Dayana e Sabrina Eliane.

Se eu soubesse que tu vinhas, de Chico Malta, com arranjos de Fábio Cavalcante, é a música tema do filme.

Agora assista esse filme e compartilhe!!!

Deixe um comentário