Projeto Arca das Letras

27 de agosto de 2011 por Vanessa Rafaela

O “Arca das Letras” chegou na comunidade de São Pedro no mês de junho de 2011. É um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criado em 2003, visando incentivar a leitura nas comunidades rurais.

Nossa comunidade foi contemplada com um móvel-biblioteca, contendo um acervo de 127 livros, dividido em quatro categorias: literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos e de pesquisa e livros técnicos.

A entrega foi feita no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, no dia 27 de abril de 2011, a duas pessoas de cada comunidade beneficiada com o projeto, que no mesmo dia receberam capacitação e o certificado de agentes de leitura, ficando então responsáveis de fazer os empréstimos dos livros, repassar o que aprenderam para voluntários interessados, e principalmente, fazer da leitura um hábito do cotidiano da comunidade.

Criança assinando a ficha de empréstimo de livros

Provisoriamente, o acervo se encontra na casa da presidente da comunidade, mas há um projeto de construção de um local para a ampliação e o pleno funcionamento da biblioteca.

Apesar disso, os livros já fazem grande sucesso entre as crianças, que todos os dias procuram conhecer novas histórias.

One Response to “Projeto Arca das Letras”

  1. Celina Maria dos Santos Says:

    Minha gente querida, que prazer tão grande vê tamanha interação dessas criança e saber que participamos e contribuímos para que esteja acontecendo. É assim que ajudamos a mudar o mundo rural familiar desse País, estou muito emocionada, que Deus lhes ilumine. Celina.

Deixe um comentário