Maquiagem de palhaço

11 de julho de 2011 por Elis Lucien

Oficina de Maquiagem de palhaço

A arte do palhaço é bastante antiga.Existem relatos de um homem, que alegrava o povo de alguma maneira, seja fazendo piruetas, contando piadas, divertindo o público. Diz a lenda, que o palhaço surgiu com um homem que entrou em cena meio dessengonçado e andando muito atrapalhado no meio do espetáculo. Partindo daí surgiram várias versões do palhaço no decorrer dos séculos.

 

 

 

 

 

A pintura do palhaço ou maquiagem, reflete o seu personagem dentro da lona circense ou nos palcos espalhados pelo mundo. Branco, preto e nariz pintando de vermelho são as cores que caracterizam  a maquiagem de palhaço. Mas, nos dias de hoje as cores básicas podem estar no traço e contorno das figuras  que enfeitam o rosto desse adorável personagem. Verde, amarelo, azul e outras cores foram trazidas , para o contexto do rosto do palhaço.

A  arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação, participação e mobilização que move o circo e a Rede Mocoronga. Pensando nisso, no último dia 05 de Julho,
a arte educadora Betãnia Barbosa ministrou oficina de maquiagem de palhaço para equipe do Projeto Saúde e alegria. Com muita tinta e um espelho na mão os artistas puderam aperfeiçoar suas maquiagens e criar novas com descontração e alegria. Segundo a Betãnia “O importante é que a maquiagem ressalte a expressão do ator, garantino a magia e o encantamento do espetáculo, evidenciado o palhaço em cena”.

Deixe um comentário