Centro Experimental Floresta Ativa é inaugurado na Resex Tapajós-Arapiuns

15 de julho de 2016 por Patrícia Kalil

Complexo sustentável funcionará como unidade demonstrativa e centro de treinamento em tecnologias produtivas, sociais e ambientais na Amazônia

Patrícia Kalil
— especial para Rede Mocoronga

 
1
Auditório com capacidade para 300 pessoas com teto de palha e madeira certificada, construído por microempresas criadas por comunitários para atender ao projeto

“Vamos valorizar a sabedoria histórica dos povos da Amazônia, aliá-la ao conhecimento técnico do presente e, juntos, construir a ciência do futuro para o desenvolvimento pacífico, harmônico e alegre dos seres humanos uns com os outros e com o planeta” — Eugenio Scannavino.

Estabelecer no coração da Amazônia, dentro de uma das maiores reservas extrativistas do país, um pólo de referência para o desenvolvimento de projetos de tecnologias socioambientais replicáveis para toda a floresta. Com esse sonho, o Projeto Saúde e Alegria em parceria com a Tapajoara (organização concessionária que reúne lideranças de todas as associações das 74 comunidades da reserva) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiveridade — ICMBio inaugura o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), a principal estratégia do programa Floresta Ativa.

Há quatro anos o PSA me convidou para trabalhar aqui na reserva e ajudar no desenvolvimento de um modelo de produção que mantenha a floresta em pé. Ao contrário do sistema industrial que é baseado na obsolescência programada, ou seja, no produção de ‘coisas’ que são feitas para não durar, nós estamos trabalhando com elementos que tenham permanência, na lógica da permacultura, da sustentabilidade. No CEFA, vamos juntos criar maneiras de produzir alimentos e gerar renda, num processo de co-evolução com a floresta. — João Rockett / IPEP

 2
 Caeatano Scannavino (Projeto Saúde e Alegria) corta a faixa inaugural ao lado de Dinael Cardoso (Tapajoara), Maurício Mazzotti Santamaria (ICMBio), Raimunda Monteiro (UFOPA), Cristina Hoffman (cooperação alemã BMZ/LAZ) e convidados.

As instalações foram construídas usando técnicas de bioconstrução. Além de causar o menor impacto ambiental possível, todo o complexo foi concebido valorizando o conhecimento e savoir-vivre dos povos da floresta aqui há milhares de anos.

“Esse projeto é maravilhoso. Tudo aquilo que é bom para a Resex, nós indígenas vamos abraçar. — Raimundo Carvalho, representante do Conselho Indígena da Resex

A partir de um modelo sustentável de desenvolvimento da região, as construções tiveram como foco eficiência energética, tratamento adequado de resíduos, aproveitamento da luz do dia, da ventilação natural e reaproveitamento da água da chuva.

3
Cisterna de 25 mil litros construída no centro com os comunitários

Na capacitação sobre reaproveitamento de água da chuva foi construída uma cisterna no centro como aula prática aos participantes e servir de modelo para ser replicado na reserva.

4
Painéis fotovoltaicos transformam a luz do sol em energia elétrica e abastecem todo o complexo atualmente

Sem depender de diesel, toda a eletricidade do complexo hoje é gerada com o uso de painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol em energia elétrica. O bombeamento de água do poço é mantido com energia solar também.

Para este ano, com o crescimento das atividades no pólo, já está prevista a criação de um parque eólico com hélices aerogeradoras para aproveitar o forte vento do local, além da recuperação de uma minihidrelétrica abandonada.

Cozinha e refeitório do centro aproveita o máximo da iluminação natural e usa lâmpadas LED durante à noite
Refeitório ao lado da cozinha com capacidade para servir almoço para estudantes e convidados

As águas cinzas da cozinha, dos chuveiros, dos tanques e das pias são direcionadas para círculos de bananeiras onde o saneamento ecológicoacontece dentro de um sistema vivo.

Para as águas negras dos resíduos sanitários, um outro tanque impermeabilizado preenchido com diferentes camadas de substrato foi adotado. Todo o efluente sanitário é direcionada para o sistema. Lá, ele passa por processos naturais de tratamento, com a degradação da matéria orgânica e a absorção e evapotranspiração da água pelas plantas.

A autonomia do espaço é a chave dentro de todo o centro, para que o local não dependa de recursos de fora para manter suas próprias necessidades e nem para lidar com seus resíduos.

Instalações vivas

Além das construções básicas e receptivas inauguradas esse mês, que contam também com redários e alojamentos com capacidade para receber mais de 200 pessoas, desde o início estão em andamento treinamentos e oficinas para todos das comunidades. As instalações demonstrativas possibilitam a vivência prática dos cursos:

✔ viveiro central;
✔ sistemas de hortaliças orgânicas;
✔ criação de abelhas;
✔ bosque agroflorestal com diversas espécies nativas frutíferas;
✔ piscicultura.

“É um espaço de troca e construção de conhecimentos, um polo difusor de boas práticas, não só entre comunidades, mas também um centro que ajude a traduzir a Amazônia e a realidade dos seus povos para outras regiões, com oficinas que estão sendo pensadas para visitantes externos tendo os comunitários como mestres” — Caetano Scannavino, Projeto Saúde e Alegria

Viveiro central de mudas de espécies amazônicas. Na foto, Caeatano Scannavino (PSA) e João Rockett (IPEP)

Para esse ano, a meta é produzir 300 mil mudas de espécies nativas da Amazônia. No viveiro, já vemos mudas de caju, açaí, pupunha, cacau, madeiras nobres, entre outras.

Horta do centro com produção de diversos alimentos

A construção de um novo modelo de assistência está aqui e já está gerando frutos. Estar juntos nessa parceria é fundamental. — Ladilson Amaral, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém.

A horta orgânica já produz uma série de hortaliças para consumo local, entre eles couve, cenoura, tomate, quiabo, abóbora, pepino, cheiro verde, hortelã, manjericão. Entre um canteiro e outro, trepadeiras como maracujá já começam a dar frutos.

“Isso aqui é nosso! Durante esse período de construção do CEFA, já tivemos muitas oportunidades, foram muitas oficinas, muitas reuniões. É um privilégio ter uma estrutura dessa e muitas coisas que a gente não tinha antes. Vamos ver muita coisa boa ainda!” — Joelma Lopes, representante da comunidade de Carão

Área de meliponicultura com a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos)

Durante a oficina para produção de mel com abelhas amazônicas, na parte prática, participantes construíram e instalaram caixas de abelha que ficam no centro e podem ser replicadas nas comunidades.

Próximos passos e avante!

 

“ Por que não implantar um pólo universitário aqui dentro? — Dinael Cardoso, presidente da Tapajoara

O CEFA tem como missão fortalecer as comunidades da reserva com o intercâmbio de conhecimentos, experimentações, melhoria das práticas produtivas e projetos de geração de renda das comunidades. A USP, Unicamp e universidades do Pará já desenvolvem trabalhos de pesquisa na reserva.

Hoje, já são mais de 200 estudantes, indígenas e não-indígenas, que deixam a reserva para estudar na Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA na cidade de Santarém. A proposta de estabelecer um pólo universitário nas instalações do CEFA é amenizar o êxodo da juventude e fortalecer as comunidades.

Também presente no evento, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, sinalizou o interesse da universidade do fortalecimento da cooperação com a criação do CEFA:

“As turmas da engenharia florestal já estiveram aqui e abriram para nós a possibilidade de pensar na cooperação entre a universidade e as organizações. Nós hoje podemos afirmar que o CEFA será discutido de uma forma mais orgânica dentro da UFOPA como um espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão. — Raimunda Monteiro, reitora da UFOPA

A reitora também citou as ações afirmativas da universidade para aperfeiçoar a inclusão e permanência indígena, quilombola e das populações tradicionais na universidade.

Perspectivas em médio e longo prazo

“O CEFA aposta na restauração das áreas degradadas com a introdução de técnicas sustentáveis de produção” — Maurício Santamaria, ICMBio Resex Tapajós-Arapiuns

Ao promover alternativas produtivas e de geração de renda para os 23 mil moradores da reserva, o centro tem como meta nos próximos anos:

✔ Aumentar produção agroflorestal da reserva, com áreas recuperadas e roçados permanentes (evitando abertura de mais áreas de floresta);
✔ Melhorar oferta de alimentos, de renda familiar e qualidade de vida dos moradores da reserva;
✔ Alavancar cadeias produtivas com escala e empreendimentos sustentáveis.

Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns

Se hoje a Amazônia conta com 75 reservas extrativistas, o que representa menos de 3% da floresta, essa conquista dos povos da floresta pela democracia é ainda recente.

A luta para a criação dessa reserva durou muitos anos, remando contra interesses de empresários locais, madeireiros e até dos poderes municipais e estaduais.

Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns
Com interesse ecológico e social, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns foi decretada como Unidade de Conservação na Amazônia no fim de 1998. Seu objetivo é "garantir a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados" pelos 23 mil moradores distribuídos em 74 comunidades agroextrativistas originadas em aldeias indígenas e antigas vilas de missões religiosas.
PDF do Plano de Manejo Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns
Volume 1 - Diagnóstico
Volume 2 - Planejamento
Volume 3 - Anexos
Volume 4 - Madeiras

84 Responses to “Centro Experimental Floresta Ativa é inaugurado na Resex Tapajós-Arapiuns”

  1. Pablo Says:

    Thanks I needed this

  2. not your mother's Says:

    I am so grateful for your blog article.Much thanks again. Awesome.

  3. รวมsuperslot เครดิตฟรี50 ยืนยันเบอร์ Says:

    Hey, thanks for the blog article. Will read on…

  4. สมัคร superslot Says:

    Thank you for your blog post.Really thank you! Keep writing.

  5. check here Says:

    I really enjoy the post.Thanks Again. Great.

  6. click this link here now Says:

    Thanks for the blog article.Thanks Again. Will read on…

  7. downloadlagu321 Says:

    Im thankful for the post.Thanks Again. Keep writing.

  8. доставка воды харьков Says:

    Thank you for your blog article. Keep writing.

  9. m600df Says:

    I really liked your blog.Thanks Again. Much obliged.

  10. dumps Says:

    FRESHCC.RU – We hope you visit our Onlinestore and with full consent buy FreshCC.RU from the Store

  11. boulder dog boarding Says:

    I really like and appreciate your blog post.Really thank you! Really Great.

  12. http://thedropshadow.com Says:

    Thanks a lot for the article post.Thanks Again. Keep writing.

  13. 베트남풀빌라 Says:

    Muchos Gracias for your post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  14. slotxo Says:

    Really appreciate you sharing this blog post.Much thanks again. Great.

  15. Buy Tramadol Online without Prescription Says:

    Major thankies for the blog. Want more.

  16. 5 inch strap on dildo Says:

    Awesome article.Really thank you! Fantastic.

  17. rabbit vibrator clit Says:

    A round of applause for your blog post. Awesome.

  18. inspiration Says:

    I appreciate you sharing this post.Much thanks again. Keep writing.

  19. automatic penis pump Says:

    Im obliged for the article post.Thanks Again. Want more.

  20. best butterfly vibrator Says:

    Hey, thanks for the blog article.Really thank you!

  21. fairfax water damage Says:

    Looking forward to reading more. Great article post. Will read on…

  22. Buy Diazepam Online Says:

    I am so grateful for your blog.Really thank you!

  23. seo company ratings Says:

    I really like and appreciate your post.Really thank you! Cool.

  24. https://www.zcmim.com/design-thinking-in-mim/ Says:

    2. Medical 

  25. how to use rabbit vibrators Says:

    I am so grateful for your post. Cool.

  26. butterfly vibrators for g spot orgasm Says:

    I really liked your blog article. Will read on…

  27. wildlife control nashville Says:

    Really enjoyed this article.Much thanks again. Keep writing.

  28. norfolk power washing Says:

    Enjoyed every bit of your article.Really thank you! Cool.

  29. Packwoods Says:

    Thanks for the blog article.Really looking forward to read more. Great.

  30. Visit Us Says:

    Thanks for sharing, this is a fantastic post.Really thank you! Fantastic.

  31. buy instagram followers Says:

    This is one awesome blog article.Really looking forward to read more. Will read on…

  32. essay writers Says:

    Awesome article.Really looking forward to read more. Great.

  33. essay writer service Says:

    Thank you ever so for you blog article. Really Cool.

  34. college essay writers for pay Says:

    Thanks again for the blog post.Really thank you! Really Cool.

  35. การสบบหรหรอแอลกอฮ Says:

    Fantastic post.Really looking forward to read more. Really Great.

  36. hero cash cash mp3 Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Cool.

  37. business startup advice Says:

    Im grateful for the article post. Really Cool.

  38. vaginal pump Says:

    Thanks for the article post.Thanks Again. Much obliged.

  39. clit suction cup Says:

    Really appreciate you sharing this blog.Much thanks again. Will read on…

  40. sex toy bullet Says:

    Fantastic blog post.Really thank you! Great.

  41. inspirational Says:

    Enjoyed every bit of your blog article.Much thanks again. Will read on…

  42. male prostate vibrators Says:

    I value the post.Thanks Again.

  43. best sex toys ever Says:

    I really enjoy the blog.Really looking forward to read more. Fantastic.

  44. continue reading this Says:

    Appreciate you sharing, great article post.Really thank you! Great.

  45. Leren investeren blog Says:

    Really appreciate you sharing this article.Much thanks again. Want more.

  46. mobile games Says:

    Thanks for the blog article. Fantastic.

  47. nonprofit Says:

    Looking forward to reading more. Great post.Really thank you! Cool.

  48. Leanbean diet pills Says:

    Major thankies for the blog article.Really looking forward to read more. Cool.

  49. Leanbean Says:

    Really informative blog article.

  50. Java Burn Scam Says:

    Major thanks for the article post.Thanks Again. Really Cool.

  51. jamie miller heres your perfect mp3 download Says:

    Say, you got a nice blog post.Much thanks again. Cool.

  52. big thick dildo Says:

    I think this is a real great blog post.Thanks Again. Cool.

  53. how to use dildo Says:

    I really enjoy the article post.Really thank you!

  54. how to use a dildo Says:

    Very good article post. Fantastic.

  55. spray to kill rats Says:

    Thanks-a-mundo for the article post.Thanks Again. Will read on…

  56. Trimtone review 2021 Says:

    Im obliged for the blog post. Cool.

  57. pop over to these guys Says:

    Thank you for your blog.Much thanks again. Will read on…

  58. Kerala Crab Recipes Says:

    Muchos Gracias for your article post. Really Great.

  59. online prescriptions Says:

    Really informative blog.Thanks Again. Great.

  60. amb Says:

    Major thanks for the article post.Much thanks again. Great.

  61. cc and dumps Says:

    FRESHCC.RU – We have a online store for selling Fresh CCs All Country. Our store is full automatic and high speed

  62. best g spot toy Says:

    Wow, great article. Really Great.

  63. real mouth stroker Says:

    Hey, thanks for the post.Really thank you! Want more.

  64. 폰테크 Says:

    Mobile phone loan

  65. 출장마사지 Says:

    Relaxing the muscles of a part of the body or the whole body through a series of physical stimuli to muscles and joints.

  66. 레플리카 사이트 Says:

    Thanks for the article post.Really looking forward to read more.

  67. 출장마사지 Says:

    It is a high-end technology that needs to be able to identify and effectively stimulate the blood vessels, meridians, etc. of the human body.

  68. 먹튀 Says:

    Through thorough verification, we select and recommend sites that members can use with confidence.

  69. 스타안마 Says:

    Full body massage will be a useful technology in many ways. It is good for relieving stress of friends and family members, and it can also help relieve pain or pain of people around them.

  70. 무료스포츠중계 Says:

    Taking advantage of Manchester United’s free kick situation, the crowd that appeared with an unidentified white object was caught by security guards after about 10 seconds of escape.

  71. http://securematic.in/ Says:

    A big thank you for your article.Thanks Again.

  72. what can you do to sell your house Says:

    I truly appreciate this article.Really thank you! Awesome.

  73. สล็อต888 Says:

    Thanks for sharing, this is a fantastic post. Will read on…

  74. https://34.87.10.172/ Says:

    Major thanks for the article.Really looking forward to read more. Keep writing.

  75. seo info Says:

    Thank you for your blog.Much thanks again.

  76. Superslot PGSLOT Says:

    Great article post.Much thanks again. Will read on…

  77. black diamond proposal rings Says:

    Appreciate you sharing, great blog post.Really thank you! Great.

  78. hotshot bald cop Says:

    Wonderful views on that!

  79. russian incest Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Keep writing. makaberzux

  80. russian incest sex Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Keep writing. makaberzux

  81. incestporn.vip Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Keep writing. makaberzux

  82. masturbation taboo porn Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Keep writing. makaberzux

  83. Göt deliği yalama Says:

    Karısına senin amını yırtıcam diyor. Annemin ikinci evliliği.
    Sakın kuzenime söyleme hemen yumurtlar. Zenci dayılar kızı perte çıkardı.
    Aşkım beni sikerken nazik ol tamam mı.

  84. anal incest porn Says:

    Really enjoyed this post.Really thank you! Keep writing. makaberzux

Deixe um comentário

*