Comunitários do Arapiuns manifestam contra a exploração madeireira na Gleba Nova Olinda
24 de outubro de 2009 por Fabienne SimenelManifestantes prenderam balsas de madeira exigindo maior fiscalização e regularização da terra
Fotos: Timo Santala
Manifestantes marchando na praia em frente de São Pedro
Dia 22 de outubro, nove horas da manhã. Depois de uma viagem de voadeira de quatro horas chegamos na ponta de areia em frente à comunidade de São Pedro, no rio Arapiuns. A praia, decorada com bandeiras brancas, hospeda cerca de 300 pessoas vindas de 27 comunidades da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns, do PEAEX Lago Grande e da Gleba Nova Olinda. Os ribeirinhos entram no décimo-primeiro dia de manifestação. Vieram de canoa, rabeta e barco comunitário para protestar contra a exploração ilegal de madeira na área e para exigir do Governo Estadual do Pará uma maior fiscalização da madeira e a regularização fundiária da Gleba Nova Olinda. Os manifestantes contam com o apoio de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), a Federação das Associações do Lago Grande (FEAGLE) e a Tapajoara-RESEX. Atrás da ponta de praia, estão duas balsas com madeira e duas balsas vazias, prendidas pelos próprios comunitários. Depois de muitos anos de negociação pelos direitos à terra, e de ver de cinco até dez balsas de madeira saírem da região por semana, chegou o limite para o povo do Arapiuns. Danilson, liderança do povo Borari da Aldeia Novo Lugar, resume o sentido da manifestação: “O governo atual é que nem mocotó. Só vai sob pressão”.
Ordenamento territorial
O momento da manifestação não é coincidência: as Glebas do rio Arapiuns estão em pleno processo de ordenamento territorial. Em junho, a Governadora Ana Júlia decretou sete Projetos Estaduais de Assentamento Sustentável (PEAS) e três Projetos de Assentamento Estaduais Agroextrativista (PAEAX) na área. A proposta faz parte do plano do Governo Estadual para criar novas unidades de conservação, áreas de uso e manejo comunitário e áreas para concessão florestal. No Decreto foram incluídas as PEAEX de Aruã e outra de Vista Alegre do Maró, ambos conectados ao Rio Arapiuns. Por entanto, no último caso as comunidades de Prainha e Vista Alegre do Maró reclamaram que a área destinadas a elas foi muito menor do que aquilo que haviam reivindicado nas audiências públicas e no processo de discussão a Limitação Administrativa Provisória – LAP, que decolou este processo. “O que foi proposto pelas comunidades, no caso da Prainha e da Vista Alegre do Maró, foi entorno de 25 mil hectares. Mas ela foi apenas decretada com 5 mil 719 hectares”, afirmou Manoel Edivaldo dos Santos Matos, do STTR. Nas demais regiões das Glebas Mamuru-Arapiuns, como a região de Mariazinha e as áreas de comunidades indígenas, o processo ainda aguarda a decisão do Governo.
Lideranças do Arapiuns concedem entrevista para a Rede Mocoronga
Fiscalização
A maior indignação dos manifestantes é com a falta de monitoramento e de não levar em prática as decisões que foram colocados no papel pelo Governo do Estado. Dinael Cardoso, membro do comando da manifestação explica: “ Nós não temos nada em contra dos funcionários da empresa madeireira, mas estamos contra os planos de manejo que foram feitos. A maior vergonha é que os nossos órgãos ambientais na cidade de Santarém, tanto municipal como estadual e federal, não fiscalizam essas balsas”. Danilson concorda: “O governo já aprovou planos de manejo aqui na região sem conversar com as pessoas daqui. A madeira está sendo levada enquanto os verdadeiros donos que somos nós, que nascemos aqui, vemos passar na nossa frente nossas riquezas indo embora”.
Apesar da indignação dos manifestantes, o protesto é pacífico. A praia é cenário de debates, palestras educativas e futebol, e conta com uma cozinha solidária. A rádio comunitária de São Pedro, vinculada à Rede Mocoronga de Comunicação Popular do Projeto Saúde e Alegria, toca músicas regionais e notícias. Entre os manifestantes se encontram crianças, idosos, jovens e mulheres. O ambiente é de união e paciência.
Negociações
No dia 21 de outubro, essa paciência foi recompensada com a visita da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará – Ideflor. Depois de negociações, os manifestantes concordaram em deixar as balsas vazias voltarem para Santarém. Porém, as balsas de madeira ficaram no Arapiuns. “Ontem o chefe da Fiscalização do Governo do Estado disse que ele era consciente que dentro dessa balsa que está aqui presa conosco tem mais da metragem da madeira autorizada, mas que ele não pudia medir esta madeira por que não tinha pátio”, relata Dinael. Os manifestantes exigem que a madeira que está nas balsas seja identificada e medida na própria comunidade de São Pedro, juntos com os comunitários do movimento. Em caso de encontrar irregularidades, os manifestantes propõem que a madeira seja doada às comunidades do Rio Arapiuns.
Balsas apreendidas pelos comunitários
Além dessa proposta, os manifestantes querem que sejam cancelados os planos de manejo da Gleba Nova Olinda, e que seja feita a regularização das terras indígenas do Maró com a demarcação feita pela FUNAI e o Governo do Estado. Outra proposta dos manifestantes é fazer a doação das madeiras derrubadas pelas empresas na Gleba Nova Olinda, criando um fundo de reserva de benefício através de leilões por uma parte, e por outra parte para as comunidades afetadas pelas enchentes do município de Santarém. As propostas são incluídas num documento, que está sendo enviado à Santarém.
Na nossa despedida dos manifestantes, o sol já estava se pondo acima do rio. O povo do Arapiuns passará mais uma noite dormindo na praia em frente de São Pedro, na espera de novas negociações. Os defensores da floresta continuam com o protesto pacífico, em prol da preservação do meio ambiente e dos direitos dos ribeirinhos. Danilson tem confiança que a manifestação não será em vão:“Não somos bestas não, somos cidadães brasileiros. Sabemos revindicar os nossos direitos”.
maio 22nd, 2025 at 2:26 pm
Wow what a Great Information about World Day its exceptionally pleasant educational post. a debt of gratitude is in order for the post.
maio 22nd, 2025 at 11:01 pm
I must admit that your post is really interesting. I have spent a lot of my spare time reading your content. Thank you a lot!
maio 23rd, 2025 at 9:05 am
It’s late finding this act. At least, it’s a thing to be familiar with that there are such events exist. I agree with your Blog and I will be back to inspect it more in the future so please keep up your act.
maio 25th, 2025 at 2:59 pm
Great Information sharing .. I am very happy to read this article .. thanks for giving us go through info.Fantastic nice. I appreciate this post.
maio 26th, 2025 at 4:39 pm
I must admit that your post is really interesting. I have spent a lot of my spare time reading your content. Thank you a lot!
maio 29th, 2025 at 8:44 am
probiotic dog treats
[…]please stop by the web sites we comply with, such as this one particular, because it represents our picks from the web[…]
maio 29th, 2025 at 3:37 pm
best probiotic for english bulldog
[…]the time to study or go to the subject material or web-sites we have linked to below the[…]
maio 31st, 2025 at 7:42 am
I am looking for and I love to post a comment that “The content of your post is awesome” Great work!
junho 4th, 2025 at 7:36 pm
frenchie for sale houston
[…]always a large fan of linking to bloggers that I love but really don’t get a lot of link adore from[…]
junho 8th, 2025 at 8:33 pm
Great post I would like to thank you for the efforts you have made in writing this interesting and knowledgeable article.
junho 14th, 2025 at 7:21 pm
frenchie boston terrier mix
[…]Sites of interest we have a link to[…]
junho 14th, 2025 at 9:42 pm
floodle puppies for sale
[…]that would be the end of this article. Here you will find some websites that we assume youll value, just click the hyperlinks over[…]
junho 15th, 2025 at 1:20 am
frenchie boston terrier mix
[…]we came across a cool web page that you simply may get pleasure from. Take a search should you want[…]
junho 15th, 2025 at 2:30 am
frenchie boston terrier mix
[…]Here is a superb Weblog You may Locate Fascinating that we Encourage You[…]
junho 15th, 2025 at 5:51 am
frenchie boston terrier mix
[…]The information and facts talked about in the report are some of the very best accessible […]
julho 2nd, 2025 at 3:42 pm
clima cancun
[…]here are some hyperlinks to web pages that we link to simply because we assume they are really worth visiting[…]
julho 6th, 2025 at 12:50 am
brazilian jiu jitsu in houston
[…]although web sites we backlink to below are considerably not associated to ours, we feel they may be really really worth a go by way of, so have a look[…]
julho 6th, 2025 at 5:56 am
weather in gilbert
[…]Here is a superb Blog You might Find Interesting that we Encourage You[…]
julho 6th, 2025 at 6:27 am
top french bulldog breeders in the world
[…]the time to read or visit the content material or web sites we’ve linked to below the[…]
julho 6th, 2025 at 1:03 pm
yacht rental cancun mexico
[…]we prefer to honor many other internet web-sites around the net, even when they arent linked to us, by linking to them. Underneath are some webpages really worth checking out[…]
julho 10th, 2025 at 4:58 pm
French Bulldog puppies in Dallas
[…]just beneath, are a lot of absolutely not related websites to ours, however, they’re certainly really worth going over[…]
julho 20th, 2025 at 3:21 am
Ukraine
julho 22nd, 2025 at 6:27 pm
Ukraine
agosto 3rd, 2025 at 2:14 pm
ro private server
[…]Here is an excellent Weblog You might Obtain Interesting that we Encourage You[…]
setembro 10th, 2025 at 9:45 pm
… [Trackback]
[…] Find More Information here on that Topic: redemocoronga.org.br/2009/10/comunitarios-do-arapiuns-manifestam-contra-a-exploracao-madeireira-na-gleba-nova-olinda/ […]
setembro 19th, 2025 at 2:57 am
… [Trackback]
[…] There you can find 7466 additional Info to that Topic: redemocoronga.org.br/2009/10/comunitarios-do-arapiuns-manifestam-contra-a-exploracao-madeireira-na-gleba-nova-olinda/ […]
setembro 25th, 2025 at 5:03 am
… [Trackback]
[…] Read More Information here on that Topic: redemocoronga.org.br/2009/10/comunitarios-do-arapiuns-manifestam-contra-a-exploracao-madeireira-na-gleba-nova-olinda/ […]