Vila de Boim: 318 anos de muita história

12 de novembro de 2008 por Raquel Fernandes

O povo Boinense comemorou entre os dias 17 a 19 de outubro, os 318 anos de fundação da querisíssima Vila de Boim, com uma vasta programação religiosa e social.

Boim nesses 318 anos, foi palco de muitas histórias e alegrias. É riquíssima em cultura e tem um povo muito hospitaleiro. Serviu de berço para ilustres pessoas dentre elas, Dom Frederico Benício de Souza Costa, Dom Gilberto Pastana, ambos bispos Boinenses.

Os festejos de aniversário contaram com apresentações de danças, como a mistura de carimbó da comunidade de Pinhel do Município de Aveiro. Além do desfile da escola Dom Frederico Costa, e jogos amistosos entre seleções das comunidades vizinhas.

Um dos momentos marcantes foi o concurso Miss Boim. Duas lindas jovens concorriam à esse título. A joven Railene Carmo, foi a vencedora. Além dos 318 anos de fundação, Boim comemora também nesse ano 250 anos de criação da Paróquia Santo Inácio de Loyola e elevação à Categoria de Vila.

Repórter: Edson Talles e Waldeir Paz, jornal A Notícia, Vila de Boim

43 Responses to “Vila de Boim: 318 anos de muita história”

  1. pati Says:

    Raquel, será que existem fotos antigas de Boim? Ou das pessoas que vivem aí? Fiquei curiosa, pode ser legal tirar fotos dessas fotos e postar, contando a história das pessoas.

    abraços,

    pati

  2. Jander Valente Says:

    Parabens a Vila de Boim pelos seus 318 anos de fundação,eu que morei toda minha infancia lá sei um pouco da historia da vila…Confesso que faz um tempão que não visitei mas o pessoal dessa vila apesar de ainda ter muitos parentes lá,avós,tios, primos e etc…Um abraço a todos voces aí,até um dia.

  3. fabiane boim Says:

    Gente! que interessante!!!
    como é bom saber que Boim tem muita história!!!
    amei saber dessa notícia…
    mais quem foi o BOIM? rsrs
    me respondam se puder!
    abço

  4. maickson dos santos Says:

    Olá galera esperta da Rede Mocoronga um abraço super especial desse boinense apaixonado.
    A vila de B oim foi fundada em 1690 pelo Padre Antônio da Fonseca.Em 1758 seu nome que até então era de Aldeia de Santo Inácio de Loiola foi mudado para Vila de B oim pelo Mendonça Furtado que deu esse nome por ser de um vilarejo da cidade de Porto em Portugal. Sabemos recentemente que tem uma praça em SAMPA com o nome de vilaboim. Será que há uma ligação?

  5. Cax Says:

    Olá a todos. Sou português e resido na Amadora, próximo de Lisboa. Em Portugal existe uma vila chamada Vila Boim. Localiza-se no Alentejo (no municipio de Elvas) próxima da fronteira com Espanha. O nome desta localidade teve origem no século XII, quando Rei português doou este território a um nobre D. João de Aboim, originando o nome Vila Aboim e posteriormente Vila de Boim. Hoje em dia o seu nome é Vila Boim

  6. Francy Says:

    Ola!!!!, gostei muito de saber sobre a origem da vila de Boim,pois minha mãe nasceu la, porem não se criou por la, e por isso não sabiamos muita coisa do lugar, mas tinhamos muita curiosidade de saber de sua historia, origem e algo mais, se tiverem fotos, imagens ou videos das praias e principalmente a ponta de pedras que fica de frente pra vila, na epoca de seca. A ponte do igarape, lago azul,as serrarias,o convento dos padres, salão paroquial, a rua principal e o cemiterio.

  7. auri Says:

    adoro esse lugar…
    parabéns á boim.

  8. sergio Says:

    Parabens Boim e que essa vila cresça na sua biodiversidade que é um ponto forte para esse crescimento.morei la na minha infancia que foi otima , espero voltar em breve

  9. marcelo Says:

    parabens vila de boim agradece familia miranda

  10. nando Says:

    esse e lugar e muito maravilhoso adoro esse lugar

  11. nando Says:

    esse vila maravilhosa

  12. Anderci (Branco) Says:

    Essa é minha querida vila em que me criei, e tive uma infancia maravilhosa, tenho saudades de minha terra, das praias lindas e cantantes, do nascer do sol, gostaria que publicassem mais imagens deste lugar maravilhoso.E também um pouco de sua historia pois Boim, é uma fonte riquíssima de informações.Até breve.

  13. Aurila Says:

    Olá povo de Boimmmmm, só tenho saudade da minha família e sinto muito por essa vila não ir pra frente. Fico penalizada de verdade.

  14. Odirley Cohen Says:

    em breve meu pai estara lançando o seu segundo livro sobre a Vila de Boim e, agora tambem, sobre as comunidades que pertencem ao seu distrito. Esta muito “rico”. Vale conferir! Ta ficando bom d+!!!

  15. Shirley Xavier Says:

    Como faço pra me comunicar com a familia do SrºSirilo Azulay Rodrigues ou Nely Azulay Rodrigues ou Ydê.Aguardo resposta no email shirleyxavier4@gmail.com

  16. Goretti Serique Says:

    Ola amigos papa-arraias,que saudade dos belos banhos de rio e igarapés,precisamos fazer um GRANDE ENCONTRO dos filhos da terra,concerteza estarei áí.Feliz festa do Sant Inácio pra todo povo da Vila de Boim

  17. darliene Says:

    SAUDADES!!!!!!!!!!!DESSAS PESSOAS HUMILDES,CARINHOSAS, DAS PRAIAS E DO IGARAPE…… E DOS MEUS PAIS E PARENTES QUE AINDA MORAM LA ,MANDO UM ABRAÇO PRA TIA TEREZA,LENILDES ………

  18. Laura Zilda Says:

    Depois de alguns anos voltei a minha querida terra, onde nasci e vivi com meus pais e irmãos e tive uma infância maravilhosa, visitei alguns amigos, tive a oportunidade de matar a saudade, dar e receber aquele abraço sincero e sentir o calor desse povo maravilhoso que sabe receber bem, infelizmente o nosso tempo é curto, mais em breve estarei ai novamente.

  19. ELIS FIGUEIREDO Says:

    Muita saudade da minha terra, estarei aí em JULHO 2011, levarei meus filhos: LARA e LEONARDO, para conhecerem esta Vila que tenho tantas saudades…1000 BJOS!!!

  20. LENISE DE OLIVEIRA ( NIZA ) Says:

    MUITA RECORDAÇÕES BOAS DESTA TERRA TÃO QUERIDA
    UM LUGAR DE MUITA PAZ, ONDE MEUS AMIGOS E FAMILIARES MORAM, COM MUITAS DIVERSIDADES ENTRE A NATUREZA DE SEUS RIOS,PRAIAS

  21. Fabricio Morays Says:

    Saudades das noites esstreladas, dos banhos no igarapé e da vida simples, mais feliz, saudades da minha mae e sobrinho e das tias e tios e minha vo e biza, saudades de tudo !

  22. barbenik Says:

    muitas saudades das pessoas humildes que existem nesssa vila, onde tem muita coisa a ser explorada principalmente a nossa cultura,bjos

  23. RISOMAR VASCONCELOS Says:

    MORO EM MANAUS ,ESTOU LIGADO NAS NOTICIAS DE BOIM ,GOSTEI DAS NOVIDADES .PENSO EU QUE ESTA NA HORA DE BOIM CRESCER.PARABENS BOINENSES

  24. RISOMAR VASCONCELOS Says:

    Que grande festa se aproxima,so tenho saudades dessas espetaculosas noites propocionadas a nossa cultura boinense.FELIZ FESTA DE SANTO INACIO.

  25. Jorge valente Says:

    minha namorada giliane viu as fotos e gostou,axo q ela vai morar aí!!!parabéns à vila!!!!

  26. Neilson Says:

    Ja estava com 20 anos sem ir a esta vila maravilhosa, eu estava este ano na FELIZ FESTA DE SANTO INACIO. mais poucas coisas mudaram. pelo amor de Deus deixe essa vila progredir.

  27. Padre Sidney Canto Says:

    Neilson, Boim foi fundada em 1737, pelo Padre José Lopes, que fechou a missão existente em Parintins e trouxe a cerca de 500 indios para o Tapajós. Conforme registra os historiadores: Pe. João Daniel, Padre Serafim Leite, Padre José de Moraes (todos Jesuítas). Além dos historiadores João Santos e Paulo Rodrigues dos Santos.
    Além disso. Só foram autorizadas a criação de novas missões no Rio Tapajós, depois do assassinato do padre Antonio Gomes, ocorrido em 23 de junho 1706. Até então a única MISSÃO no rio Tapajós era onde hoje se acha a Vila de Santarém.

  28. Padre Sidney Canto Says:

    Corrigindo… Cidade de Santarém…

  29. Patricia Caetano Says:

    Procurando sobre minha ascendência paterna,descobri que meus avós nasceram em Buim.Meu bisavô chamava-se Manoel Joaquim Caetano;segundo informações veio “fugido” de Portugal(não se sabe informar o motivo).Acredito que na Paróquia deve haver mais informações sobre seua pais,de onde veio.Ele casou-se com Margarida Maria Caetano.Se conseguirem mais informações,desde já agradeço por este serviço .Ah!Não posso deixar de mencionar o grande número de JUDEUS que tanto contribuiu com a nossa cultura,e viveram(ou vivem) nesta comunidade.Obrigados a converterem-se a outra cultura religiosa para não morrer queimado na fogueira pela “santa”inquisição da igreja católica e outras perseguições,ainda discriminados,não são mencionados pela sua contribuição desde a ocupação do Brasil;fala-se apenas de portugueses,mas não esclarece que sua grande parte destes portugueses que aqui chegaram eram JUDEUS.

  30. Marcio Denis Conceição Says:

    Caro Neilson, se Boim dependesse apenas dela para crescer, acredito que muitas coisas boas além das que ja tem, estariam disponivel para essas pessoas que moram ai e dedicam parte de suas vidas para compor a histoira deste belo lugar. O mais correto seria pensar uma forma de cotribuir para que as novas mudanças aconteçam.
    Prabéns pessoal de Boim, professores e jovens pelo otimo trabalho que estão realizando…Vejo, sim mudança, vejo mudança de atitude, vejo um comprometimento com a Vila, que antes muitos de nos filhos dai não tivemos. Um abraço a todos, saudades dai…

  31. Paula Boim Says:

    Olá Pessoal!
    Gostaria de saber qual a origem do nome BOIM. Se alguém tiver essa resposta, favor enviar para o e-mail paulacboim@gmail.com
    Desde já agradeço.
    Beijinhos a todos!

  32. rosiete martins da silva Says:

    ola minha mae mora em boim .e a dona tutica atualmente moro em goias ,saudades da minha terra querida ,abraços…

  33. Marcio Denis Says:

    Gostaria de saber de saber se tem algum projeto de requalificação para o predio onde funcionou o Colégio Dom Frederico Costa, não por que estudei lá, mas sim por que vejo a necessidade de mantê-lo como parte da identidade desta Vila. Abs…

  34. Aurilene Says:

    ola pessoal! estive em Boim com meu esposo e filhos, fui conhecer a terra que meu sogro nasceu, ele se chama Nestor mais conhecido como parafuso, fui ao festejo que comemoram por la,tomei mt banho no rio Tapajos, foi mt legal, gostaria de deixar um forte abraço a todos, principalmente para tia cleide a mae do Henrique. bjs

  35. Alfredo Kleper Lavor Says:

    Parabéns ao Juscelino, Maikson e Mônica pela participação na solenidade do The Elders. São um orgulho para quem nasceu no Tapajós.

  36. Salvelina Maria Says:

    Olà Eu como nasci em boim tenho muito orgulho de ser boinense. Mesmo longe da minha cidade maravilhosa torço pra quem continua morando em boim, è uma cidade de muitos encantos e muitas belezas. Somos boinenses com vitoria e conquistas.
    Saudades de boim um fortes abraço pra todos. Que Santo Inacio Abençoe cada Famìlia que mora em boim……

  37. Gustavo Marinho Valente Says:

    terra cheia de amo meu pai naceu nessa terra. aquele cantinho da minha terra amorosa boim minha terra natal .

  38. inacio rodrigues serrao Says:

    ola galera de boim! saudade desse povo maravilhoso moro em manaus mas logo,logo estarei ai com voces um abraco a todos

  39. josemaria Says:

    ola povo bom de boim,apesar de nao conhecer essa terra boa espero um dia conhecer,um abraço pra minha esposa catia simone matos q esta ai com sua familia q tambem e minha familia tambem desde ja agradeço a todos

  40. LEUCIANE MORAES Says:

    Ola meu povo!da vila de boim,eu ainda acredito muito que um dia DEUS vai manda alguém especial,que ajude na revitalização dessa linda comunidade.Basta escolher o colaborador certo que possa somar com vcs.AMO MEU PAI MANUEL MORAES.

  41. Catia Simone Says:

    Falar da vila de boim ,é falar de um lugar maravilhoso bom de se viver , tenho muitas lembranças desse lugar das praias entao humnmm nem se fala rsrsrs…… Voltarei mais vezes assim q Deus permitir ! Abraço á todos e para minha familia que mora aí !!!!! Saudades …….

  42. Andrea xavier Says:

    Venho numa procura incansável,aproveitando este de comunicação ver se encontro alguma pista sobre a FAMÍLIA DE MINHA MÃE:ROSILA XAVIER BELO.que reside em Vila Boim. POR FAVOR,se alguém souber uma forma de entrar em contato com alguém q possa ajudar,deixo email andreaariel22@hotmail.com /andrealuciaxavier@hotmail.com..desde já agradeço.

  43. creozinel de sousa sirotheau Says:

    Bisbilhotando na internet, fiquei muito feliz ao descobrir esse blog. Sou filho dessa terra, e há 30 anos atrás, tive que ir embora em busca de um futuro melhor em função das dificuldades existentes nesse pequeno pedaço do paraíso, afinal, infelizmente até hoje as pessoas que aí vivem não tem nenhuma pesrpequitiva de um futuro diferente a de seus nativos que aí vivem. Tenho saudade do meu tempo de criança (correndo pela praia, jogando futebol na areia nas noites de lua cheia junto com irmãos, primos e amigos e etc.) tive uma infancia apesar dos problemas que infrentei, de todo ainda diria que fui muito feliz.
    um abraço a todos dessa tera linda e maravilhosa.
    em 09/12/2013 estarei aí matando a saudade. me aguardem!!!

Deixe um comentário

*