Rádio comunitária e Arrastão da Juventude em São Pedro
5 de maio de 2008 por Fabienne SimenelNo dia 3 de maio, houve a primeira edição do Arrastão da Juventude na comunidade de São Pedro, no rio Arapiuns. Organizado pelos comunitários, a Pastoral da Juventude e os grupos de jovens da comunidade, o Arrastão enfocou no tema: “Juventude descobrindo sua vocação”. O Projeto Saúde e Alegria estava presente para facilitar um dia de oficinas em rádio comunitária no dia anterior, e para dar um apoio na organização do Arrastão.
No dia 2 de maio, aproximadamente quarenta jovens participaram de um dia de capacitação em rádio comunitária. Depois de uma manhã de debate e discussão sobre a importância da comunicação comunitária, tiveram oficinas em técnica de rádio, reportagem e programação.
No dia 3, os jovens capacitados colocaram na prática o que aprenderam no dia anterior: fizeram um programa de rádio sobre as oficinas de capacitação em rádio, e cobriram a Arrastão da Juventude.
O dia do Arrastão começou com bastante participação e muito alegria: várias músicas foram cantadas sobre juventude e protagonismo. Durante o dia, os participantes foram divididos em lideranças, pais, membros da Jovens Unidos de São Pedro (JUSP) e membros do Jovens Movido a Cristo (JOMOC). Em grupos, todos tentaram definir a responsabilidade deles para integrar a juventude nas atividades da comunidade. Todos concordaram que os grupos de jovens têm um papel importante no desenvolvimento da comunidade.
Concluindo o debate, foi definido o próximo passo: a preparação para o 3º Grito da Juventude, que vai acontecer em dezembro 2008 na comunidade de São Pedro.
A tarde terminou com uma palestra de Fábio Pena, coordenador da Rede Mocoronga de Comunicação (PSA), sobre protagonismo juvenil e a participação dos jovens nas políticas públicas do Brasil. Ele mostrou um vídeo sobre a Conferência Nacional da Juventude que aconteceu na Brasília em abril.
A noite cultural, mobilizado pelos membros do Circo Mocorongo do PSA, foi muito animada: teve quase três horas de teatro, esquetes, músicas e brincadeiras. Um final alegre de um dia importante para os jovens e a comunidade de São Pedro.
Fabienne Simenel – PSA